quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A primeira visita de estudo

Pronto, lá se vai o meu sossego mental com as urtigas até para a semana que vem!
Recebi ontem um e-mail do colégio a solicitar a minha autorização (ou não) para a ida da Maria à sua primeira visita de estudo. Com três anos já vão a visitas de estudo! Esta visita é à Clínica Malo em Lisboa, num projecto que visa a sensibilização para a saúde oral. Tive um baque quando li o e-mail. Eu sabia que este dia ia chegar, eu sabia que me ia custar, eu sabia que ia ficar sem saber o que decidir! Deixo-a ir ou não deixo?! Aparentemente não é nada de especial mas para mim já está a ser uma dor de cabeça! É a primeira vez que a Maria pode ir a algum lado sem os pais (à excepção de uns passeios com as avós que são, a seguir a mim, as mães da Maria e que melhor olham por ela na minha ausência). Começo logo a imaginar duas ou três educadoras para vinte e tal miúdos pequenos mais um autocarro rumo a Lisboa (não que viva em Faro mas...) numa viagem onde eu não estou lá para ver, para amparar, para dizer "não","veste o casaco", "dá a mão à mãe", "olha os carros"...ai que desassossego! Estava convencida que este momento viria mais tarde...mas não! A minha menina está a crescer, que lamechas eu sei mas mães que já passaram por isto, a primeira vez que os deixaram ir, custou ou não custou? Tranquilizem este meu lado GALINHA!

Ontem li o e-mail ao Hugo. Várias reacções. Deixou-me mais confusa ainda. Primeiro riu-se e gozou-me. Disse-me para ir atrás,ou melhor, à frente para abrir caminho(!!) Percebeu de imediato que eu estava com medo. "Vai também, diz que não te importas de ajudar!" Eh pah, espera lá, não me quero tornar naquelas mães obcecadas mas juro que naquele momento era o que me apetecia, ir atrás! Mais tarde mudou de opinião e disse: "Não vai e pronto. É muito pequena. Não a deixes ir!" Comecei logo a imagina-la a dizer-me: "Os meninos foram e eu não fui..." Ok, não posso ceder a tudo sempre que ela me venha com esta conversa mas de facto, ver os outros a irem passear e ela não ir, não viver esta experiência juntamente com os amigos numa iniciativa que é escolar, é injusto. Aliás, atrás desta visita de estudo virão outras e depois?Não vai a nenhuma?!
Falta falar com o H mais uma vez e decidir que vai! Vai e vai correr tudo bem. Claro que me vou colar ao telemóvel durante toda essa manhã...mas quem disse que isto de ser mãe é fácil?!

Sem comentários:

Enviar um comentário