quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Um nó na garganta...

Foi agora. Há coisa de uns 15 minutos. Fiquei com um nó na garganta...
Estava a fazer puzzles com a Maria na mesa da sala enquanto o Francisco nos observava na alcofa com as pernitas cansadas de tanto as esticar e encolher. Os puzzles eram das várias profissões e a Maria conseguira fazer o da bailarina.

Maria: "Olha a bailarina mamã!...as minhas amigas também sabem ballet..."
Eu: "As tuas amigas do colégio sabem fazer ballet?"
Maria: "Sim...elas foram todas para o ballet e eu não! Eu fiquei muito triste..."
Aquilo caiu-me que nem uma bomba no estômago! Todas?!?
Eu: "Ficaste triste por não teres ido fazer ballet filha?"
Maria: "Sim..eu fiquei muito triste...Mas sabes mamã, eu não fui ao ballet porque não tinha o fato!Então não pude ir."

A minha filha estava triste por não ter ido para o ballet como TODAS as outras meninas! Mas como é que eu não antecipei este cenário, como é que eu não previ que ao não inscrevê-la no ballet a poderia ter colocado numa situação de inferioridade ou de tristeza?! Na verdade não a inscrevi por vários motivos. Por um lado, achei demasiado caro (35€ por mês), depois achei que ela era muito pequenina para fazer já actividades extra-curriculares e por último porque pensei que tal como eu muitos pais pensassem da mesma forma! Talvez não tenha sido só isso. Pensando agora melhor no assunto talvez tenha sido porque eu própria nunca andei no ballet, nunca tive nenhum chamamento para aquilo e achei que talvez não fosse assim nada de especial para uma menina de três anos fazer. Imaginei-a a brincar na sala, actividade igualmente boa ao invés de estar numa aula de ballet! Estaria errada? Talvez sim ou talvez não mas o que é certo é que a minha filha se sentiu triste, e isso doeu-me e fez-me sentir toda a culpa! Mais ainda foi o facto de ela, na pura ingenuidade de uma menina de três anos, achar que não foi à aula porque não tinha fato!

Eu: "Mas foram todas as meninas e tu ficaste sozinha?!"
Maria: "Não. Fiquei com os meninos e com a outra Maria. E com a Carlota." - Senti um ligeiro alívio. A Carlota e a Pipa são das meninas com as quais a Maria brinca mais.
Eu:" E a Pipa?"
Maria: "A Pipa foi com as meninas para o ballet...e eu fiquei triste."
Oh mas que caraças, a miúda ficou triste e bem triste! E eu também..!
Vou repensar este assunto!

Sem comentários:

Enviar um comentário