segunda-feira, 2 de setembro de 2013

"Regresso às aulas"

Não se trata de um regresso às aulas mas sim de um regresso ao colégio. Com apenas três anos apenas se brinca e se aprende brincando.
Durante a semana que passou, fui falando à Maria que as férias estavam a acabar e que ela ia voltar a ver os amiguinhos em breve. Sempre muito pensativa não se manifestou muito.
Ontem, véspera de regressar ao colégio, voltei a falar no assunto para a motivar e usei argumentos fantásticos para a deixar cheia de vontade. "Vais para a sala dos três anos!Uau!"- A sala dos três anos é para ela a sala dos meninos crescidos!Durante o ano lectivo anterior ela falava-me sempre nos meninos da sala dos três anos! Faz-me lembrar quando eu andava na 2ªclasse e achava que os miúdos da 4ªclasse é que eram grandes, crescidos, já sabiam tudo e se preparavam para ir para outra escola como se de uma universidade se tratasse! Tamanha ingenuidade!

Estar um mês inteirinho com os pais e com o irmão é bom demais para se querer afastar. Não gostou da ideia, choramingou um bocado e disse que não queria ver ninguém. O melhor nestas alturas é ignorar e não insistir. Se insisto estou a contrariá-la e por conseguinte a enervá-la! Se quero levar a coisa a bem, a estratégia é não a irritar! Disse-lhe que depois falávamos no assunto e foquei-me na actividade do momento. O que estava em jogo era demasiado importante, tinha em causa o bom sucesso da manhã seguinte.

Eu estava entusiasmada. Lembro-me de gostar de regressar à escola para estrear a mochila nova, os livros com cheirinho a novo, os cadernos sem dobras e os lápis super afiados! Voltar a ver as amigas era uma sensação fantástica mas causava alguma vergonha no imediato! Bom, mas a M. ainda só leva a mochila com roupa para o caso de se sujar! A emoção não é a mesma!

A manhã chegou! Pensei que iria enfrentar choros, birras e miminhos! Por isso, usei a brincadeira para a acordar. Na maioria das vezes resulta! A brincadeira é sempre a melhor forma de convencer a fazer o que não quer. Não podia ter corrido melhor! Tomou banho, vestiu-se e comeu. Sempre cooperante e bem-disposta! Sabia para onde ia e estava contente.

Mostrei-lhe a famosa sala dos três anos onde já lá estavam os matulões universitários dos amiguinhos! Ela sentiu-se familiarizada e ficou bem.
Este ano há novas actividades. Para além da psicomotricidade (ginástica) e da música (este ano mete livro e tudo), também há inglês e informática! Acho que a M. tem razão...está a ficar muito crescida!

PS: Curiosa de saber como lhe vai correr o dia!Logo à tarde já sei!

Sem comentários:

Enviar um comentário