sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O primeiro biberão...

Tenho uma lata NAN há um mês e ontem decidi abrir.
Tenho dado ao Francisco unicamente leite materno. Tal como fiz pela altura da Maria. Dei de mamar à Maria até voltar a trabalhar. Foram sensivelmente quatro meses e meio a dar apenas mama.
Com o Francisco, ontem mudei um bocadinho o esquema! Confesso que não me custou tanto como eu estava à espera. Ele está sempre colado à mama e tem sido complicado levar uma vida "mais ou menos" normal...há que lembrar que quando era com a M. tudo era mais fácil. Havia tempo, aliás, o tempo era todo dela. Hoje em dia não se passa o mesmo. Tenho que me desdobrar e com o F. sempre ao peito é uma loucura!

Na consulta de pediatria há mais de um mês, a pediatra desvalorizou todo o meu sentimento de culpa, sim, sentimento de culpa pois tendo eu leite para dar porque raio me vou pôr a dar leite de lata?! Mas ela tirou-me esse sentimento apenas naquele momento. Voltei para casa e nunca fui capaz de lhe dar um biberão.
Atenção, a ideia não era deixar de dar mamar mas sim dar-lhe de vez em quando um biberão caso me quisesse ausentar por umas horas e deixa-lo com o pai ou com uma das avós! Nunca fui capaz!E bem que merecia ir fazer umas madeixas, já ando a precisar!

Bom, ontem foi o dia! Não de ir ao cabeleireiro mas de tentar ter uma noite um nadinha melhor. Os bebés por norma saciam-se de forma diferente com o leite de lata. Para isso, convenceu-me o Hugo que me disse para me deixar de "coisas" e sentimentos absurdos de culpa pois há muitas mães que não podem dar leite materno e que remédio têm os bebés de beber leite de lata. Ok...vá...mas sempre fui bombardeada durante as gravidezes que não há nada como o leite materno, que é o melhor que podemos fazer pelos nossos filhos, blá, blá, blá....e eu QUERO O MELHOR PARA OS MEUS FILHOS! E seria injusto não fazer com o F. o que fiz com a M.
Mães que dão leite de lata por opção: Eu não critico. Cada um sabe o que é melhor para si e para os seus filhotes.

Ontem à noite, perto das 23:30h, depois de conseguir (a bem) deitar a Maria, lá fui eu decidida a fazer um biberão. Talvez ele dormisse melhor, já que a irmã adormecera também, era tempo de aproveitar a oportunidade e testar!

Não custou assim tanto! Dei-lhe e ele bebeu como se lhe tivesse a dar mama...consolado, até se ria no final! A noite? Melhor! O peito cheio de leite, fez-lhe as delícias até de manhã pois ainda assim, mamou duas vezes durante a noite.





Sem comentários:

Enviar um comentário